Fies

Aditamento FIES 2018

Desde que o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) foi implantado pelo Governo Federal, milhares de estudantes viram neste programa a oportunidade que precisavam para realizar o sonho de continuar os estudos. E através do Aditamento FIES 2018 isso se tornou possível.

Através do FIES, o estudante de baixa renda contemplado pode estudar em uma instituição de ensino superior de qualidade sem precisar pagar integralmente os valores por ela cobrados. E a cada início e fim de semestre aumenta-se a procura dos estudantes interessados em concorrer a uma vaga.

Aditamento FIES 2018
Aditamento FIES 2018

Se este é o seu caso saiba que é o meu convidado especial, pois criei este artigo com o intuito de te auxiliar com as principais informações sobre o Aditamento FIES 2018. Confira a seguir quais são as novas regras do programa.

Novas Regras FIES

Se você irá tentar pela primeira vez uma vaga na faculdade por meio do FIES 2018 precisa conhecer as novas regras do programa que já entraram em vigor. Veja a seguir quais são:

  • Todas as instituições de ensino superior que participam do programa devem oferecer um desconto de 5% na mensalidade paga pelos estudantes contemplados pelo FIES;
  • A taxa de juros é de 6,5% ao ano;
  • Os cursos que obtiveram nota entre 4 e 5 no Sinaes terão prioridade;
  • Os alunos que estiverem alocados em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão atendimento priorizado;
  • Os cursos direcionados para a formação de professores e para as áreas de saúde e engenharia serão priorizados;
  • O aluno contará com o prazo de pagamento do financiamento de três vezes a duração do respectivo curso.
Novas Regras FIES 2018
Novas Regras FIES 2018

Aditamento Fies 2018

O Aditamento do FIES 2018 nada mais é do que a renovação obrigatória do contrato de financiamento dos seus estudos, que se não for realizada dentro do prazo estabelecido e conforme as regras acarreta ao estudante a perda do financiamento.

De acordo com as regras do programa, existem duas formas de realizar o procedimento, a saber: o aditamento simplificado e o não simplificado. Sendo assim, é importante que você fique atento, uma vez que o aditamento FIES 2018 deve ser realizado a cada 6 meses e/ou cada semestre cursado.

Quando você realiza este procedimento demonstra ao Governo Federal o seu interesse em dar continuidade ao estudo financiado pelo programa, mas se não o fizer estará dizendo o contrário, ou seja, que não deseja mais dar continuidade aos estudos por meio do programa e/ou que o fará sem a necessidade do Financiamento Estudantil.

Como Fazer

Como disse anteriormente existem duas formas de fazer o aditamento FIES, isto é, o simplificado e o não simplificado. Mesmo que muitos estudantes tenham alguma dúvida sobre estes modelos de renovação, os mesmos são simples.

Se você irá realizar este procedimento pela primeira vez é só ficar tranquilo, pois nos próximos tópicos irei te explicar como funcionam os dois modelos de aditamento do Financiamento Estudantil.

Para realizar o FIES, e ganhar essa grande oportunidade não perca as inscrições FIES 2018, fique atento e se prepare.

Aditamento Simplificado FIES 2018

Aditamento Simplificado FIES 2018
Aditamento Simplificado FIES 2018
  1. O primeiro passo a ser dado é o seguinte: Dirija-se pessoalmente até a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição em que se encontra matriculado e solicite ao atendente o aditamento do seu contrato para que a própria comissão dê entrada no pedido de renovação.
  2. Feito isso, você precisará aguardar a liberação da renovação e acompanhar a sua caixa de emails, tendo em vista que o sistema entra em contato por esse meio.
  3. Após verificar a mensagem dada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) você deverá acessar o site do SISFIES 2018 neste link (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal), e preencher o formulário com as suas informações pessoais.
  4. Ao entrar na área exclusiva do sistema poderá encontrar o novo contrato. É só clicar sobre ele e confirmar as informações. Com os dados corretos é só imprimir e levar ao CPSA, caso haja algum erro entre em contato primeiro com a Comissão para solicitar as alterações necessárias. Depois é só requerer no mesmo órgão o DRM (Documento de Regularidade de Matrícula).

Aditamento Não Simplificado FIES 2018

Você só precisará fazer este aditamento quando houver alguma alteração presente nas cláusulas do seu contrato. Caso isso aconteça é só rejeitar a solicitação e se dirigir pessoalmente até a CPSA e certificar se há alguma pendência. Quando isso ocorre você deve providenciar os novos documentos para renovar corretamente o seu FIES.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *