Enem

Como usar a nota do Enem 2018 para entrar na Faculdade

O Enem facilita muito a vida dos candidatos que desejam ingressar em universidades públicas e privadas de nível superior, usando o desempenho através do Exame é possível conquistar a oportunidade de realizar o sonho de cursar a graduação. Confira aqui como usar a nota do Enem.

São inúmeras possibilidades e hoje através do Enem é possível conquistar a oportunidade de dar continuidade aos estudos.

Como Usar a Nota do ENEM 2018
Como Usar a Nota do ENEM 2018

Conheça maneiras de como usar a nota do Enem 2018:

Como Usar a Nota do Enem no SISU 2018:

A sigla SISU significa “Sistema de Seleção Unificada”, é um programa criado pelo o Governo Federal que classifica as melhores notas de desempenho para diversas unidades do mundo inteiro, o SISU é exclusivo para oportunidade em universidades públicas de todo o Brasil, e para participar é preciso estar dentro da cota de renda destinada ao programa.

A inscrição SISU 2018 acontece duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre e a outra no segundo semestre, as inscrições devem ser realizadas diretamente no site oficial do programa (http://sisu.mec.gov.br/como-se-inscrever). Para participar do SISU não é necessário ter atingido uma média em pontos, porém não pode ter nota igual à zero na redação.

Inscrições SISU
Inscrições SISU

Como Usar a Nota do Enem no PROUNI 2018:

O programa Universidade para todos, mais conhecido como Prouni é uma das grandes iniciativas do Governo Federal que oferece bolsas de estudo para as faculdades privadas do mundo inteiro, através do Prouni são distribuídas bolsas de 50% a 100% de desconto.

Para participar do Prouni 2018 o candidato precisa ter no mínimo desempenho igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva é não pode zerar a redação. O foco do Prouni é atender candidatos que recebam no mínimo até 03 salários mínimos mensais por integrante, ou seja, por pessoa que constitui a sua classe familiar.

Entretanto, as únicas pessoas que não precisam apresentar comprovação de renda são os candidatos que por ventura venham a ser profissionais da área de licenciatura ou pedagogia.

Igual ao processo do SISU, o Prouni acontece também duas vezes ao ano, sendo dividido entre primeiro e segundo semestre e as inscrições Prouni devem ser realizadas no próprio portal através do www.prounialuno.mec.gov.br.

É importante ressaltar quer o Prouni é apenas para estudantes que ainda não conquistaram o diploma de ensino superior.

Portal do Aluno Prouni
Portal do Aluno Prouni

Vestibular Privado

Em algumas universidades mesmo você realizando o vestibular privado é possível utilizar a sua nota do Enem 2018 para complementar ainda mais a sua pontuação, junto ao seu desempenho.

As regras e as possibilidades de utilização da nota do Enem para complementar o vestibular vão variar de instituição para instituição, o importante é verificar e entender todos os requisitos necessários para que isso ocorra.

Por isso, se você possui alguma universidade em vista e pretende realizar o vestibular privado, leia atentamente as informações e verifique qual é a possibilidade para que isso aconteça.

Através do Enem 2018 milhares de candidatos no mundo inteiro conseguem conquistar o sonho de conseguir ingressar na graduação, tudo vai depender do seu desempenho, de acordo com a sua nota, universidade e curso escolhido e feito uma filtragem através dos meios de ingresso onde você pode conseguir uma oportunidade de até 100% de desconto.

Pode usar nota do ENEM do ano passado? Ou de anos anteriores?

Nos processos de admissão tanto de programas de Governo quanto de vestibular de faculdades, se considera a nota do ENEM mais recente, ou seja, a nota da última edição do exame. Portanto, não será possível usar a nota de uma determinada edição do exame para participar do processo seletivo durante vários anos seguidos.

Quando posso usar a nota do ENEM de anos anteriores?

Somente nas seguintes ocasiões se admite o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio:

  • Para a inscrição no FIES: Admite-se o uso da nota do ENEM de qualquer prova que tenha sido realizada a partir de 2010, desde que tenha obtido nota maior que 450 na prova objetiva, e nota maior que zero na redação;
  • Inscrição nas vagas remanescentes do PROUNI: Apesar do PROUNI, em seu processo regular, usar as notas do Exame da edição mais recente, a inscrição para as vagas remanescentes, ou seja aquelas que não foram ocupadas por nenhum aluno na chamada regular do programa, podem ser feitas com a nota de edições anteriores do exame;
  • Vestibulares particulares: muitas instituições de ensino aceitam a nota do ENEM de anos anteriores como complemento ou substituído do vestibular em seu processo de admissão. Consulte a instituição de ensino em que deseja estudar, e verifique se esse é o caso.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *