Enem

ENCCEJA 2018

Caso você ainda não tenha ouvido falar sobre o ENCCEJA 2018 saiba que esta sigla significa “Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos”, que é realizado gratuitamente tanto para candidatos residentes no Brasil quanto para aqueles que se encontram no exterior.

É por meio deste exame que é possível analisar o desenvolvimento e competências de cada candidato, cuja certificação passou a ser dada para aqueles que a partir de 2009 haviam concluído o Ensino Fundamental. Por ora, a certificação do Ensino Médio passou a ser dada pelo Exame do ENEM.

Encceja 2018
Encceja 2018

Neste artigo você encontrará todas as informações relevantes sobre o ENCCEJA 2018, inclusive sobre as regras referentes à inscrição. Para isso, continue comigo pelos próximos parágrafos!

Inscrição ENCCEJA 2018

Tanto a inscrição como a realização do exame ENCCEJA 2018 é realizado de forma gratuita. Para participar é preciso acessar esse link (http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/) e clicar sobre o botão “Inscrições” – que no momento se encontram encerradas, mas quando houver a abertura com novo prazo você deverá realizar todo o procedimento de preenchimento de dados por este mesmo link.

Inscrição Encceja
Inscrição Encceja 2018

Do mesmo modo, você pode acompanhar todo o processo através do botão “Acompanhamento”, onde será necessário informar o número do seu CPF e sua senha para realizar o login.

Agora se algum candidato estiver em situação de privação de liberdade ou sob medidas socioeducativas a sua inscrição deverá ser realizada pelo Responsável Pedagógico da Unidade Prisional ou Socioeducativa.

Veja também:

Calendário ENCCEJA

O calendário do exame geralmente começa no mês de janeiro de todos os anos para que os interessados possam participar logo no primeiro semestre com a disponibilização de novas vagas. Por isso é importante que você acompanhe regularmente o programa para ficar por dentro de todas as novidades e consequentemente não perder a sua oportunidade.

Cronograma ENCCEJA 2018
Cronograma ENCCEJA 2018

E não custa lembrar que para se pleitear a certificação é necessário que o candidato possua no mínimo 15 anos de idade completos na data de realização das provas (no caso do Ensino Fundamental) e no mínimo 18 anos de idade completos para fazer o exame (no caso do Ensino Médio) somente para aqueles que residem no exterior.

Prova ENCCEJA 2018

O exame é composto basicamente de quatro provas objetivas sendo que cada uma possui 30 questões de múltipla escolha para as seguintes áreas do conhecimento, a saber:

  • Línguas Portuguesa e Estrangeira, Artes e Educação Física;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Redação.

Quanto à pontuação, o candidato deverá alcançar o nível 100 em cada uma das provas objetivas de acordo com a escala de proficiência, a qual varia entre o nível 60 e o nível 180.

Prova Encceja
Prova Encceja

Por outro lado, quando o Exame é realizado no exterior – e o mesmo é para a certificação do Ensino Médio – as disciplinas e/ou áreas cobradas são as seguintes:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Compreende disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (compreende disciplinas como História, Geografia, Sociologia e Filosofia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (compreende disciplinas como Biologia, Física e Química);
  • Redação.

De modo semelhante, a prova é estruturada em 4 exames objetivos, sendo que cada um possui 30 questões de múltipla escolha. E para obter a certificação é necessário que também se alcance o nível 100 em cada uma, cuja escala de proficiência é a mesma, ou seja, varia entre o nível 60 e o nível 180.

Além disto, a prova de Redação que é aplicada juntamente com a prova de Línguas, Artes e Educação Física possui uma escala de proficiência que varia de 0 a 10 pontos, e para obter a certificação é necessário que você alcance no mínimo a nota 5.

Data da Prova

A data da prova é conhecida quando o Governo Federal libera o cronograma do ENCCEJA 2018. Para se ter ideia, geralmente às provas seguem um padrão, e por isso mesmo acabam sendo aplicadas no inicio de cada ano, em especial entre os meses de janeiro e fevereiro.

Resultado ENCCEJA 2018

Para conhecer o resultado do exame é só utilizar a sua senha para fazer o login no próprio sistema e verificar qual foi o seu desempenho. Agora quem se encontra em situação de privação de liberdade caberá ao Responsável Pedagógico realizar este procedimento.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *