Fies

FIES 2018

O FIES 2018 é um dos maiores fundos de financiamento estudantil do Brasil. Para quem não conhece o programa é a oportunidade de ingressar nos cursos de nível superior é pagar a sua faculdade somente após a sua formação.

FIES 2018
FIES 2018 – Inscrição FIES 2018

Sabemos o quanto hoje é caro uma faculdade, o financiamento é indicado para aquelas pessoas que não possuem condições de arcar o valor integral de seus cursos, sendo assim após formado você tem duas vezes o tempo do seu curso para realizar o pagamento.

Como funciona o FIES 2018

A sigla FIES significa Fundo de Financiamento Estudantil, é um dos programas idealizado do MEC junto ao Governo Federal destinando ao financiamento do curso de nível superior a alunos matriculados em instituições de ensino das redes pública e privada, e faz parte do esforço nacional para democratização do ensino superior, da qual também faz parte o PROUNI 2018. Os alunos que estudam instituições de ensino de rede privada e possuem uma boa avaliação pelo o Ministério da Educação podem concorrer ao FIES.

Em 2015 o programa teve mudanças e passou a financiar a taxa de juros do financiamento de 6,5% ao ano, o período de carência passou a ser 18 meses, mais de 3 vezes o período de amortização, ou seja, ser seu curso tem duração de 4 anos, você vai ter 3*4 = 12 anos para realizar a quitação do seu financiamento.

O aumento da taxa destinada aos juros, tem como objetivo financiar o realimento da taxa de juros e as condições atual do cenário econômico.

Regras FIES 2018 – Quem pode se inscrever

Para realizar a inscrição FIES 2018 no programa de Financiamento Estudantil, é necessário que o candidato se enquadre em todos os requisitos do FIES 2018. Vale lembrar que o financiamento é voltado para famílias de baixa renda obterem facilmente o acesso a financiamento estudantil para o ensino superior.

Confira abaixo as regras para participar do programa e realizar a sua Inscrição FIES 2018:

  • Oferece taxa de jutos de 6,5%;
  • Pagamento de taxa trimestral de R$ 150,00;
  • É necessário estar matriculado no Ensino Superior;
  • É necessário atender aos critérios socioeconômicos do Programa;
  • É necessário ter sido pré-selecionado no processo seletivo do ensino superior

Além disso, aos candidatos do FIES 2018, é necessário saber que as áreas com maior prioridade paga o Governo Federal São:

  • Licenciatura e Pedagogia – Cursos de Geografia, Física, História, Português, artes e outros cursos da área de licenciatura;
  • Saúde – Cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Biologia, Odontologia, Serviço Social, Educação física e outros da área da Saúde;
  • Engenharia – Todos os cursos da área de engenharia.

Quem pode participar do FIES 2018

As inscrições do FIES 2018 já foram abertas pelo Governo Federal, e site de inscrição já pode ser acessado pelos alunos candidatos a uma vaga pelo financiamento estudantil do ensino superior. Para realizar a inscrição no FIES, basta que o aluno siga os passos descritos abaixo para participar do processo seletivo do FIES 2018.

  • Inscrição no site do FIES – Acesse o link para o Portal do MEC, e preencha a sua Data de Nascimento e CPF;
    Inscrição no Portal FIES 2018
    Inscrição no Portal FIES 2018

    Cadastro FIES 2018
    Cadastro FIES 2018
  • Inscrição SisFIES 2018 – O segundo passo para a inscrição é criar um cadastro no SisFIES 2018. Para realizar a inscrição, é necessário que você tenha sido aprovado na pré-inscrição do programa, e caso aprovado, terá o prazo de até 5 dias úteis para completar o seu Cadastro SisFIES 2018. Os dados solicitados pelo sistema serão: CPF, e-Mail, Data de Nascimento e Senha (cadastrada no ato);

    Cadastro SISFIES 2018
    Cadastro SISFIES 2018
  • Validação dos dados do FIES – Em seguida, você precisa ir até a instituição de ensino Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento que vai analisar os seus dados. É necessário portar documento de identidade e CPF;
  • Confirmação do FIES no Banco – O último passo é assinar o contrato do financiamento em instituição bancária. Os bancos credenciados para realizar o Financiamento Estudantil 2018 pelo Governo Federal são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Inscrições FIES 2018

Hoje é possível solicitar o financiamento do FIES em qualquer época do ano, a inscrição do FIES é feita pela a internet, totalmente eletrônico, por meio de um sistema chamado SISFIES – Sistema Informatizado do FIES.

O Primeiro passo é efetuar a inscrição no sistema de seleção do FIES, o interessado (a) deve preencher todas as informações solicitadas, apenas no primeiro acesso o candidato precisará informar o CPF, data de nascimento, endereço de e-mail valido para autenticação de dados e a senha de acesso que será solicitada toda vez que o candidato precisar acessar o portal.

Após realizar o preenchimento, o interessado (a) receberá um e-mail para validar o seu cadastro, a partir da efetivação da validação o candidato poderá acessar o sistema de seleção Fies e preencher a sua inscrição. O aluno comtemplado com o financiamento deve entrar no sistema SISFIES e efetivar seus dados.

Como se inscrever no FIES?

As inscrições no portal fies é totalmente gratuita e pode ser realizada exclusivamente online, por meio do SISFIES, no endereço eletrônico a seguir www.fiesselecaoaluno.mec.gov.br.

  • Realize o seu cadastro, clicando no item primeiro acesso;
  • Preencha o número do seu CPF, data de nascimento, informando esses dados automaticamente o sistema verificar se o candidato realizou o Enem 2018 e obteve nota superior a 450 pontos e nota na redação maior que zero;
  • O candidato precisa informar um e-mail valido para autenticar todas as informações;
  • Por último o candidato deve informar instituição, turno e curso que deseja ingressar através do financiamento.

É importante ficar atento as datas e os prazos do financiamento do seu FIES, você pode acompanhar todo o processo através do site oficial.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *