Enem

Gabarito ENEM 2018: Notas e Resultados

Para quem está preocupado com o ENEM e com o resultado dessa prova e sua nota, é importante saber que o método de pontuação desse exame não é o convencional, no qual, cada questão vale um ponto. Antes da divulgação do resultado do ENEM, o candidato já pode der uma prévia do desempenho através do Gabarito ENEM 2018.

No Enem, existe a aplicação de um sistema chamado de teoria de resposta ao item (TRI), no qual, cada questão acaba assumindo uma pontuação própria, diferente das provas tradicionais, como UNICAMP, UNESP e USP.

Gabarito ENEM 2018
Gabarito ENEM 2018: Confira a nota e resultado do Exame Nacional do Ensino Médio

Por isso, que o Gabarito Enem 2018 acaba gerando tanta discórdia, pois, uma pessoa pode acertar menos questões e ter um desempenho melhor do que quem acertar mais, de acordo com um método próprio que o TRI controla.

Antes de mais nada vale lembrar, realize sua inscrição Enem 2018 no tempo certo, não deixe as datas de inscrições passar.

Gabarito ENEM 2018: Como funciona

Esse sistema de TRI funciona de uma maneira bastante simples, ele calcula a média dos alunos, de acordo com o número de questões fáceis, intermediárias e difíceis acertadas na prova e faz uma nota final, a qual, varia de 100 até 1000 pontos. Ainda em dúvidas? Confira como calcular a nota do ENEM 2018 e descubra como são aferidos os resultados do exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, se um acertar algumas questões difíceis e errar as fáceis, dentro de cada matéria, o TRI vai calcular que o aluno chutou algumas questões, diminuindo a sua nota. Por isso, acaba sendo mais importante manter uma constância na prova, do que propriamente acertar algumas questões difíceis esporádicas.

Gabarito Prova do ENEM 2018
Gabarito Prova do ENEM 2018

Por outro lado, um aluno que acertou as questões fáceis e médias, o sistema prevê que ele não chutou e errou as difíceis por realmente não saber o conteúdo. Nesse caso, o aluno vai ficar com uma nota regular, a qual, vai ser melhor do que aquela do aluno, o qual, errou questões fáceis e acertou as difíceis.

Esse é um sistema já adotado em algumas partes do mundo, principalmente em provas longas, as quais, possuem um número grande de questões a serem respondidas, exatamente como é o caso do Enem 2018.

Assim, fica mais fácil realizar o cálculo de qual nota o aluno vai tirar, de acordo com o seu desempenho e com as suas perícias, acaba sendo um método mais justo, do que aquele que apenas dá um ponto para cada questão certa, independente do seu nível de dificuldade, o que acaba privilegiando o chute.

Quando é anunciado o Gabarito ENEM 2018

O gabarito do Enem 2018, com as respostas certas de cada questão e a pontuação que cada aluno obteve na prova, somente será divulgada em janeiro de 2018, já que apesar da prova ser em outubro, as redações demoram a serem corrigidas e, às vezes, há uma inconstância entre uma correção e outro, o que leva os examinadores a reavaliarem a redação ENEM 2018.

Uma boa nota para se tirar na prova do Enem, a qual, pode te colocar em uma boa faculdade publica, é em torno de 700 pontos.

Portanto, será possível passar em quase todos os cursos, com exceção de medicina, o qual, assim como em todos os processos seletivos, acaba sendo a graduação mais concorrida e a qual, os alunos necessitam tirar as melhores notas para ingressar nesse curso, independentemente da faculdade escolhida.

Peso das Notas do ENEM

O peso das notas do ENEM 2018 pode variar de acordo de acordo com o processo seletivo que o aluno deseja participar. No SISU, por exemplo, as faculdades e Universidades têm liberdade para dar pesos diferentes para cada prova do ENEM, e definir as notas mínimas de ingresso no ensino Superior, por isso ao conferir o gabarito ENEM 2018, o aluno já pode ter uma prévia de quais cursos terá condições de se inscrever.

Peso das Notas do ENEM 2018
Peso das Notas do ENEM 2018

Por exemplo:

  • Em geral, a nota mínima para fazer a inscrição no SISU é de 450 pontos na prova objetiva e 450 na redação. Porém, a Universidade X têm liberdade para aceitar alunos que tenham tirado nota superior a 500 em ambas as provas;
  • Da mesma forma, a Universidade X têm direito de dar prioridade em seu processo seletivo para alunos que tenham tirado nota mais alta na prova de “Ciências da Natureza e suas tecnologias” para cursos relacionados à biologia e química, por exemplo.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *