Educação

Jovem Aprendiz 2018

O Jovem Aprendiz 2018 é um dos programas mais interessantes que motivam os adolescentes e jovens a conhecerem o mercado de trabalho e descobrirem uma profissão de acordo com suas qualidades e talentos.

O programa foi criado pelo Governo Federal e é regulamentado pela Lei do Aprendiz com o intuito de ensinar ao adolescente e/ou jovem uma profissão, e se tiver um bom desempenho durante o treinamento poderá conquistar uma vaga definitiva na empresa participante.

O Jovem Aprendiz funciona basicamente da seguinte maneira: as empresas parceiras do Governo selecionam os candidatos interessados para que eles trabalhem em suas dependências semelhante a um programa de estágio, com horários e atividades específicas, recebimento de salário, benefícios oferecidos aos demais funcionários e ainda o registro na Carteira de Trabalho.

Programa Jovem Aprendiz 2018
Programa Jovem Aprendiz 2018

Por isso é muito importante que o jovem se dedique e faça o melhor para que possa ser contratado de forma efetiva assim que o prazo legal seja encerrado. Veja a seguir todos os detalhes de como funciona esse importante programa de aprendizado.

Atenção: o Governo Federal oferece várias oportunidades para quem quer se profissionalizar a entrar para o mercado de trabalho. Uma delas é o PRONATEC, que oferece vagas para o ensino técnico, para estudantes cadastrados no CADÚNICO.

Inscrição Jovem Aprendiz 2018

Geralmente as empresas parceiras adotam seus próprios calendários e prazos para o recebimento de inscrição dos candidatos interessados em participarem do programa Jovem Aprendiz 2018. É comum disponibilizarem em seus próprios sites uma página de “Trabalhe Conosco” para que os jovens interessados possam fazer o seu cadastro e enviar o currículo.

Além disso, você pode também acessar o site do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e fazer o seu cadastro, pois o órgão possui parcerias com milhares de empresas em todo o Brasil, fora outros programas especiais e cursos importantes. Para conhecer o CIEE e todas as oportunidades disponíveis é só clicar neste link (http://www.ciee.org.br/portal/index.asp).

Inscrições Jovem Aprendiz
Inscrições Jovem Aprendiz

Requisitos

Como todo programa, o Jovem Aprendiz também possui alguns requisitos básicos para a participação dos candidatos, os quais são os listados abaixo:

  • Os candidatos devem ter entre 14 e 24 anos de idade;
  • Devem estar cursando ou terem finalizado o Ensino Médio. E se o candidato for aluno de alguma escola da rede pública de ensino terá prioridade ao concorrer com candidatos da rede particular;
  • Disponibilidade para cumprir a jornada de trabalho diária de 6 horas.

E atenção: esses são os requisitos básicos do programa que podem sofrer pequena variação de uma empresa para outra. Em caso de dúvida, é só verificar as informações nos editais de inscrição disponibilizados pelas próprias empresas ou ainda, para maior segurança e conhecimento, a própria Lei do Aprendiz (número 10.097 de 2000).

Benefícios

Além de ter uma oportunidade de aprender uma profissão e aumentar as chances de ser contratado efetivamente pela empresa (é claro que depende muito do seu desempenho) você ainda terá os seguintes benefícios:

  • Carga horária diária de trabalho de no máximo 6 horas, ou seja, não se pode ultrapassar o limite em nenhuma hipótese;
  • Seguro de vida;
  • Auxílio para o transporte e a refeição;
  • Assinatura na Carteira de Trabalho;
  • Férias remuneradas.
Oportunidade de Emprego
Oportunidade de Emprego

Veja algumas outras oportunidades de educação e profissionalização oferecidas aos estudantes:

Vagas

Se você se interessou e deseja participar do programa Jovem Aprendiz 2018 precisa ficar atento e acompanhar todas as novidades sobre a abertura de vagas realizadas pelas empresas. As datas, prazos de abertura e encerramento, bem como a quantidade total de oportunidades ficam a cargo de cada empresa, mas já adianto algumas para você. Como por exemplo, vagas na Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Correios, Banco do Brasil, entre outros.

Jovem Aprendiz Correios
Jovem Aprendiz Correios

Cursos

A capacitação é muito importante para quem deseja melhorar o currículo e aumentar as suas chances no mercado de trabalho. Sendo assim, o programa Jovem Aprendiz disponibiliza diversos cursos que contemplam variadas áreas a sua escolha.

Empresas parceiras

O programa Jovem Aprendiz 2018 tem registrado significativo crescimento nos últimos tempos, pois se alia o grande propósito de incentivar e gerar oportunidades aos jovens, enquanto auxilia as empresas a recrutarem novos talentos.

De acordo com a lei número 10.097 de 2000 as empresas de médio e grande porte devem contratar menores aprendizes, cujo número deve equivaler entre 5% e 15% do quadro total de seus funcionários.

As empresas parceiras estão presentes em todas as regiões do país. Basta uma rápida busca na internet e você encontrará centenas de oportunidades de trabalho.

Agora que você já está por dentro do programa é só se inscrever. Boa sorte e continue acompanhando o blog. Nos siga nas redes sociais.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *