Educação

Matrícula Fácil 2018

O Matrícula Fácil 2018 foi um dos melhores programas criados recentemente, e que tem ajudado tanto alunos como os seus pais a se inscreverem para uma vaga em uma instituição de ensino estadual. Desta forma, o acesso ao ensino tornou-se mais simples, uma vez que não há mais necessidade de virar noites em filas na porta das escolas em busca de uma oportunidade de vaga para os estudantes.

Com este sistema online todos saíram ganhando, pois se resolveu um problema antigo que gerava confusão e estresse. Se você ainda não conhece este programa inovador precisa ler este artigo atentamente até o final. Saiba que não se arrependerá. Confira!

Matrícula Fácil 2018
Matrícula Fácil 2018

O que é

O Matrícula Fácil 2018 é um programa desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceira com o Governo Estadual do Rio de Janeiro e que funciona pela internet como forma de diminuir as filas em frente às escolas públicas para a realização de matrícula dos alunos.

Todo o processo deve ser realizado e acompanhado pelo site oficial do programa que você pode conferir neste link (http://www.matriculafacil.rj.gov.br/). Podem se inscreverem no programa, alunos que desejam ingressar nas seguintes modalidades de ensino, a saber:

  • Ensino Fundamental (anos finais):
  • Regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos);
  • Ensino Médio: Regular, Inovador, Médio Referência, EJA, Vocacional (Profissionalizante ou Intercultural), Solução Educacional Nova Geração e Curso Normal (Formação de professores).

Como Funciona

O programa funciona em grande parte do estado do Rio de Janeiro. É recomendável que consulte primeiramente a lista de escolas participantes para saber se a instituição desejada do seu município faz parte do programa. Para isso, é só consultar a lista completa que é disponibilizada no site do programa e que se encontra no menu “Lista de Escolas”.

Site do Programa Matrícula Fácil
Site do Programa Matrícula Fácil

Vale lembrar que essa mesma listagem é disponibilizada durante o período de inscrição, pois em outros momentos o sistema apresenta uma mensagem geralmente com a informação de período de inscrições encerrado.

De todo modo, é interessante acessar o menu “Tire suas dúvidas” para verificar várias e relevantes informações acerca do programa, incluindo alguns cursos específicos.

Inscrição

Para fazer a inscrição do seu filho é preciso acessar o site do Matrícula Fácil 2018 (http://www.matriculafacil.rj.gov.br) e depois clicar no menu “Faça sua inscrição”. Se você acessar fora do período de inscrições uma mensagem lhe será apresentada informando que o prazo foi encerrado, mas se for no período aberto as inscrições será solicitado o fornecimento de dados pessoais importantes.

Depois de realizar a inscrição e perceber que precisa alterar alguma informação é só clicar no menu “Altere sua inscrição”. No mais, é só acompanhar todo o processo através do menu “Consulte sua inscrição”.

Inscrição Matrícula Fácil
Inscrição Matrícula Fácil

Confira também: 

Documentos Necessários

Para fazer a inscrição é necessário ter os seguintes documentos:

  • RG (Certidão de Nascimento, Casamento ou CPF);
  • RG e CPF (de um dos pais ou responsável);
  • Histórico Escolar;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante do Atestado com o tipo sanguíneo (Fator RH) de acordo com a Lei nº 6.683 de 15 de janeiro de 2014;
  • Laudo comprobatório de deficiências que tenham sido declaradas.

Matrícula Fácil Municipal

É importante ressaltar que o programa Matrícula Fácil atende somente as escolas públicas estaduais, sendo assim as instituições municipais ficam de fora. Assim como esse programa é inovador no sistema educacional pode ser que no futuro as escolas municipais sejam integradas.

Todavia, se você tem interesse no programa deve procurar o devido ingresso em uma instituição de ensino estadual presente no seu município. Acesse o portal e verifique se há algumas escolas participantes da sua cidade.

Matrícula Fácil Estadual

Como havia dito anteriormente, o programa Matrícula Fácil foi criado e desenvolvido para facilitar o processo de inscrição de vagas nas escolas estaduais distribuídas no estado do Rio de Janeiro e devido às facilidades que a internet proporciona, esse sistema é todo eletrônico, ou seja, tudo que precisa ser realizado é por meio da web.

Além do mais, o sistema possui uma conta no Facebook que você pode seguir para saber de todas as novidades em tempo real. É só clicar neste link (https://www.facebook.com/seeducRJ) para conhecer a fanpage da Seeduc RJ (Secretaria de Estado de Educação do Rio de janeiro).

Página SEEDUC
Página SEEDUC

E se você quiser receber mais informações e dicas sobre o programa como também de outros programas do Governo Estadual ou Federal é só nos seguir nas redes sociais.

Resultado Matrícula Fácil 2018

No Programa Matrícula Fácil 2018 do Rio de Janeiro a população estudantil se inscreve online e depois é preciso aguardar o resultado da matrícula com o nome do aluno e o nome da escola, onde será preciso comparecer para a confirmação da matrícula presencial. Os resultados costumam ser divulgados entre novembro e dezembro de cada ano, então fique atento. Na primeira fase que é online é preciso ficar de olho no período estipulado para o preenchimento do formulário que é a inscrição e depois o prazo para conferir o resultado.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *