Enem

O que estudar para o ENEM 2018

O que estudar para o ENEM 2018 – O Enem mais conhecido como “Exame Nacional do Ensino Médio” é um dos processos seletivos mais concorridos do mundo e também um dos processos de ingresso mais importantes do mundo. A finalidade do Enem é avaliar o desempenho de diversos candidatos em todo o mundo, por isso, na prova é cobrado o conhecimento básico de toda a sua jornada acadêmica incluindo o nível fundamental e médio da rede de ensino. Nesse post iremos lhe informar sobre o que estudar para o ENEM 2018. Confira abaixo.

O que estudar para o ENEM 2018
O que estudar para o ENEM 2018

O que estudar para o ENEM 2018?

Ao contrário dos vestibulares privados o ENEM, possui características centradas do processo de seleção, uma delas é a separação das provas do Enem por área de conhecimento, sendo assim, você tem a seguinte divisão:

  • Ciências da Natureza contemplando as áreas de conhecimento de:
  1. Química;
  2. Biologia;
  3. Física;
  • Ciências Humanas contempla as áreas de:
  1. História;
  2. Filosofia;
  3. Sociologia;
  4. Geografia.
  • Linguagens contempla áreas como:
  1. Português;
  2. Artes;
  3. Língua estrangeira;
  4. Literatura;
  5. Educação física;

Além disso, todas as questões do Enem são interdisciplinares e contextualizadas, sendo assim em apenas uma questão pode ser cobrada o conhecimento de duas ou mais habilidades.

Em 2009 foi quando o exame passou por uma grande reformulação, aumentando o número de questões, melhorando ainda mais a abordagem das questões, visando em aprimorar ainda mais o concurso.

Por isso, todos os cursinhos de pré-vestibular visam preparar os candidatos com o foco nas matérias de nível fundamental e médio. Todo o conteúdo do ensino médio costuma ser frequentemente cobrado no concurso.

É aí que muitos estudantes se perguntam o que estudar para o Enem?

O que estudar para o Enem
O que estudar para o Enem

Como Estudar para o ENEM 2018

Essa é uma das dúvidas mais comuns principalmente pelos os navegantes de primeira viagem, o que estudar para o Enem 2018 é o conteúdo do ensino médio, que é bastante extenso, sendo preciso ter uma preparação antecipada, não adiantará começar a estudar de uma hora para outra. É possível analisar o conteúdo de todas as edições anteriores e verificar como os assuntos são recorrentes, dessa forma é possível focar em alguns assuntos específicos.

Uma dica importante é estudar para o Enem em cima de exames anteriores, sendo assim, você consegue trabalhar em cima do modelo de questão proposto no exame.

Para começar a estudar é necessário criar um cronograma em cima de todo o conteúdo programático, dividido as matérias por dia e mantendo o foco é possível de adquirir todo o conhecimento necessário.

Maneiras de estudar para cada matéria
Maneiras de estudar para cada matéria

Além disso, é indicado que você foque nas áreas de conhecimento que tem mais dúvidas e dificuldade.  Por isso é extremamente importante estudar em cima das provas anteriores do concurso, isso fornece uma visão bem mais ampla das habilidades de raciocínio do concurso.

Inscrições ENEM 2018

O Enem é um dos exames que oferece oportunidades a diversos jovens e candidatos a dar continuidade a sua vida acadêmica, através do mesmo é possível conseguir ingressar gratuitamente em um curso de nível superior nas universidades públicas de todo o mundo, através do Enem é possível conseguir descontos parciais ou integrais para os cursos de nível superior.

Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio
Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio – Faça a sua pela Internet!

As inscrições ENEM 2018 abrem em maio de cada ano é importante você participar, a sua aprovação dependerá apenas do seu desempenho, não perca tempo e estude. Para se inscrever, basta seguir esses passos:

  1. Entre no site do ENEM 2018;
  2. Preencha o formulário de inscrição;
  3. Será cobrada uma taxa de R$ 82,00 para se inscrever no Exame. Imprima o boleto e pague antes do vencimento.
  4. Caso já esteja disponível, imprima também o cartão de confirmação de inscrição do ENEM 2018.

Vale lembrar que as inscrições do ENEM 2018 estão disponíveis exclusivamente pela internet, não havendo inscrição física ou presencial. Caso o estudante se enquadre no grupo de carência, será necessário informar no ato da inscrição para solicitar a isenção do ENEM 2018.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *