Enem

Redação ENEM 2018

Redação ENEM 2018 – O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova aplicada anualmente destinada aos estudantes que desejam avaliar seu conhecimento e também entrar numa instituição de ensino superior. Além de ser uma prova com grande quantidade de questões relacionadas à diversas áreas do conhecimento, a prova desperta um pouco de ansiedade na estudante devido à redação ENEM 2018 de um texto dissertativo-argumentativo.

O tema do texto só é divulgado no momento da aplicação da prova. Por isso, exige que o candidato esteja preparado previamente para desenvolver qualquer tema proposta. Uma forma de se preparar é verificando algumas dicas de estudo assim como os prováveis temas que poderão ser pedidos na redação do ENEM 2018.

Redação ENEM 2018
Redação ENEM 2018 – Possíveis temas para a prova

Redação ENEM 2018

A redação é a parte principal do ENEM, isto porque é uma prova que testa verdadeiramente a capacidade de elaboração de ideias mediante um assunto proposto no momento da prova. A nota conseguida na redação do ENEM 2018 tem um fator determinante no valor da média geral de todas as notas do exame.

Para auxiliar na elaboração e elucidação do tema, o ENEM 2018 sempre disponibiliza dois materiais de apoio à redação. No entanto, esse material é apenas de caráter informativo. Ele não deve estar presente no texto da redação, caso isso aconteça, é descontada alguns pontos no resultado da redação.

Redação do ENEM 2018
Redação do ENEM 2018

5 Possíveis temas da redação do ENEM 2018

Ao realizar a inscrição no ENEM 2018, o candidato não sabe qual o tema d aprova de redação do Exame Nacional para o Ensino Médio. Normalmente, a prova da Redação do Enem aborda temas da atualidade, por isso é essencial que o candidato leia muito e esteja antenado em atualidades do Brasil e do Mundo, para ter argumentos para desenvolver o seu texto. Confira abaixo alguns possíveis temas da Redação do ENEM 2018:

Possíveis temas da Prova do ENEM 2018
Possíveis temas da Prova do ENEM 2018
  • Consumo e Sustentabilidade: Atualmente, muito tem-se discutido sobre os problemas relacionados ao meio ambiente. No entanto, um assunto que vem ganhando atenção é sobre as formas de consumo e sustentabilidade. A sociedade está sendo obrigada a pensar em novas formas de consumo para que isso não venha afetar diretamente o seu futuro.
  • Doenças epidêmica: Outro assunto que poderá ser um tema da redação do ENEM 2018 são as doenças epidêmicas que vem atingido o Brasil e também outros países. No último ano temos enfrentado sérios problemas na área da saúde, como febre amarela, Chikungunya e Zika Vírus. Todos esses problemas são causados pelo mosquito Aedes Aegypti, velho conhecido dos brasileiros. Esse tema poderá cair na redação do ENEM 2018, assim como em algumas questões.
  • Sistema Prisional Brasileiro: Os organizadores do ENEM 2018 podem propor uma reflexão acerca do sistema prisional brasileiro. É sabido que o Brasil tem passado por uma forte crise nas cadeias e presídios com direito à rebelião e matança.
  • Avanços Tecnologias: A tecnologia nunca se fez tão presente em nosso dia-a-dia como atualmente. Portanto, este é um dos possíveis temas que poderá ser abordado na redação do exame em 2018. Na ocasião, o estudante poderá construir o texto sobre diferentes aspectos, como energia solar, carro elétrico, industrias inteligentes, entre outros.
  • Questões raciais: As questões relacionadas a raça é de grande importância para sociedade, principalmente para os estudantes. Em um mundo racista, é preciso que esse tema seja levantado e discutido. Portanto, questões raciais é um grande tema que poderá ser pedido na elaboração do texto dissertativo argumentativo.

Uma dica para os estudantes que queiram ficar por dentro dos temas do exame é baixar apostila ENEM 2018, para a prova do ENEM 2018. Como muitas das questões do exame se baseiam em interpretação de textos e abordam justamente questões da atualidade, o aluno poderá absorver conhecimento que será útil na elaboração da Prova da Redação.


Redação ENEM 2018 Nota 1000

A nota máxima que uma auno pode conquistar no exame nacional do Ensino Médio é a nota 1000. Pra fazer uma redação nota 1000 no ENEM 2018, o estudante precisa demonstrar um grande conhecimento da Língua Portuguesa.

É necessário demonstrar em seu texto um grande conhecimento do tema abordado – por isso a importância de estar bem antenado nos possíveis temas da redação do ENEM 2018 – além de demonstrar um domínio sobre o vocabulário utilizado, demostrando claramente suas ideias.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *